Menu principal
 

2015

Mapeamento dos projetos de pesquisa realizados c/ ou sem fomento no Campus em 2015

Título do projeto Objetivo Campus Nº do Edital Coordenador(a)
do Projeto de
Pesquisa
Servidores
Colaboradores
Bolsista da Graduação (nome) Bolsista Ensino Médio (nome) Período de Vigência Convênio com
Empresas
Públicas ou
Privadas
 Análise Bibliométrica da Matemática aplicada nos artigos científicos de engenharia.  Analisar Bibliometricamente os conteúdos de Matemática Fundamental e do Ensino Médio aplicados nos artigos científicos de engenharia. Campus Avançado Sombrio 39/2014 Carla Margarete Ferreira  Iris Weiduschat – Elizete Maria Possamai Robeorp – Valdirene da Rosa roxo  Caio Roberto Barpp da Silva – Lucas Isoppo 04/2015 a 11/2015
 Microcervejarias Catarinenses e o Turismo: Formação, Tipologias e contexto Social. Analisar a importância das Microcervejarias catarinenses no incremento do turismo nas localidades onde estão instaladas e propor alternativas para a ampliação de sua atividade. Campus Avançado Sombrio 39/2014 Eddy Ervin Eltermann  Carolina Braghirolli Stoll – Dávila Araújo da Silva  Davila Araújo da Silva 04/2015 a 11/2015
 A interpretação semiótica no estudo das representações gráficas no Ensino Médio.  Identificar as estratégias de interpretação dos objetos matemáticos contidos no bloco Tratamento da Informação, produzidos pelos alunos do Ensino Médio por meio dos registros de representações semióticas. Campus Avançado Sombrio 39/2014  Iris Weiduschat  Marleide Coan Cardoso – Margarete Farias Medeiros – Elizete Maria Possamai Ribeiro –  Letícia Fontana Paulo  – 04/2015 a 11/2015  –
A modelagem matemática aplicada ao processo de ensino aprendizagem de conceitos matemáticos na educação básica.  Verificar o desempenho no processo de ensino – aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio no através da aplicação de atividades que envolvam a modelagem matemática. Campus Avançado Sombrio 39/2014  Elizete Maria Possamai Ribeiro Sabrini Micheli da Silva dos Anjos – Marleide Coan Cardoso – Álvaro Maciel – Margarete Farias Medeiros – Lucas Spilere Barchinski – Cristiano Antonio Pochamann – Carla Margarete Ferreira dos Santos – Iris Weiduschat – Andresa Pescador Sabrini Micheli dos Anjos  – 04/2015 a 11/2015  –
 Ensino Médio, técnico ou integrado? Sentidos e significados para a permanência escolar no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Avançado Sombrio do IFC Compreender os sentidos e significados atribuídos pelos alunos e alunas do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Medio no Campus Avançado Sombrio do IFC para seu acesso e permanência no espaço escolar.  Campus Avançado Sombrio  39/2014 Anderson Sartori Ethieny Rossato Kramer – Leila da Silva Machado 04/2015 a 11/2015  –
 A tecnologia Digital como interface da Prática Pedagógica dos Acadêmicos Egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Avançado Sombrio  Investigar a incorporação e a compreensão da tecnologia digital, pelos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática e a sua aplicação a posteriori em sala de aula, enquanto professor da Educação Básica. Campus Avançado Sombrio 39/2014  Margarete Farias Medeiros Evandro Bitencourt Maganin – Elizete Maria Possamai Ribeiro – Marleide Coan Cardoso – Luan dos Santos Ramos – Patricia Becker Delfino – Valdirene da Rosa Rocho – Gerusa da Rosa Bez de Souza Patrícia Becker Delfino Evandro Bitencourt Magagnin – Lucas dos Santos Ramos 04/2015 a 11/2015  –
 A prática pedagógica dos acadêmicos no Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões acerca do Estágio Supervisionado.  Acompanhar por meio de pesquisa e contribuir para a caminhada desses educadores, na perspectiva de uma formação teórica o mais próximo possível das necessidades práticas pedagógica de sala de aula. Campus Avançado Sombrio  39/2014  Carla Sofia Dias Brasil Elizete Maria Possamai Ribeiro – Margarete Farias Medeiros – Valdirene Rocho – Iris Weiduschat – Marleide Coan Cardoso Letícia Lopes Hespanhol  Alissom de Souza Jesuino – Gabriel dos Reis Pereira 04/2015 a 11/2015
 A paisagem como fomento à atividade turística: entre a ocupação do território e o desenvolvimento histórico e regional.  Analisar a ocupação territorial e a influencia do turismo neste processo na região de fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Campus Avançado Sombrio 39/2014  Carolina Braghiroli Stoll  Eddy Ervin Eltermann – Ana Paula dos Santos Porto – Gabriela Mariane dos Santos Carmo – Reginaldo Luiz Cipriano – Anselmo Teles Sabino – Moisés Pereira Leal  Ana Paula Santos Porto – Abigail Costa Kjillin  04/2015 a 11/2015
 Análise da Percepção da qualidade do Festival Internacional de Balonismo de Torres/ RS  Analisar a percepção da qualidade dos visitantes sobre o “27° Festival Internacional de Balonismo” realizado no município de Torres/RS, no que consiste a organização, infraestrutura e serviços do evento.  Campus Avançado Sombrio 39/2014  Maria Emília Martins da Silva Paula Guadanhim Generoso  Igor Cristovão da Rocha – Gilberto da Rosa Gonçalves  – 04/2015 a 11/2015
Portfólio de Sequência Didáticas da Educação Matemática e suas tendências  Elaborar sequências didáticas para séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio envolvendo o campo conceitual dos números e as Tendências em Educação Matemática disponibilizando na forma de portfólio virtual.  Campus Avançado Sombrio  39/2014  Marleide Coan Cardoso  Margarete Farias Medeiros – Elizete Maria Possamai Ribeiro – Valdirene da Rosa Rocho  Natália Lumetz Eduarda Botelho  04/2015 a 11/2015  –
Protótipo de uma Mini-Estação Meteorológica de Baixo Custo  Completar a construção de uma mini estação meteorológica para o Campus Avançado Sombrio a partir dos trabalhos de conclusão de curso realizados no curso técnico informática integrado ao ensino médio.  Campus Avançado Sombrio 39/2014 Marco Antonio Silveira de Souza Jéferson Mendonça de Limas  – Natália Baltazar do Nascimento – Vinícius Ferri Pereira 04/2015 a 11/2015
As Relações Entre A Herança Do Capital Cultural
Familiar E O Êxito Escolar Do Aluno.
 Analisar a relação entre capital cultural familiar e o desempenho escolar dos alunos do
Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
 Campus Avançado Sombrio 39/2014  José Leocádio Cabral Neto  – 04/2015 a 11/2015
A importância da educação ambiental na viabilização do desenvolvimento Territorial sustentável: o papel dos Institutos Federais.  Compreender melhor como a educação ambiental vem sendo implementada no Instituto Federal Catarinense –
Campus Avançado Sombrio (IFC-CASOM), a fim de explicar por que a interdisciplinaridade não vem sendo
considerada nesse processo e, a partir disso, buscar implementar ações com vistas a reverter essa situação.
 Campus Avançado Sombrio 39/2014 Suzana Maria Pozzer da Silveira Anderson Sartori – Ana Maria de Moraes – Gerusa da Rosa Bez de Souza – Avelina Claudete Rodrigues Claudino – Rose Maria dos Santos 04/2015 a 11/2015