Menu principal
 

2015

Mapeamento dos projetos de pesquisa realizados c/ ou sem fomento no Campus Avançado Sombrio em 2015

Nº do Edital Título do Projeto Objetivo Período de Vigência Coordenador(a)
do Projeto de
Pesquisa
Servidores
Colaboradores
Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados
39/2014 Análise Bibliométrica da Matemática aplicada nos artigos científicos de engenharia. Analisar Bibliometricamente os conteúdos de Matemática Fundamental e do Ensino Médio aplicados nos artigos científicos de engenharia. 04/2015 a 11/2015 Carla Margarete Ferreira Iris Weiduschat, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Valdirene da Rosa Roxo Caio Roberto Barpp da Silva,
Lucas Isoppo
Os resultados do estudo bibliométrico realizado identificou os conteúdos de matemática presentes nos artigos científicos de engenharia, com classificação de conceito Qualis A2 a B3, segundo a tabela CAPES/CNPq. Apresentação do artigo “Análise Bibliométrica da Matemática aplicada nos artigos científicos de engenharia.” no 4º SICT-Sul.

39/2014 Microcervejarias Catarinenses e o Turismo: Formação, Tipologias e contexto Social. Analisar a importância das Microcervejarias catarinenses no incremento do turismo nas localidades onde estão instaladas e propor alternativas para a ampliação de sua atividade. 04/2015 a 11/2015 Eddy Ervin Eltermann Carolina Braghirolli Stoll, Dávila Araújo da Silva Davila Araújo da Silva O Projeto teve o intuito de desmistificar o consumo de cerveja como um elemento depreciativo e concebê-lo como um elemento relacionado ao lazer, quando se configura em um consumo moderado. Com isso o projeto teve sua colaboração para o contexto estabelecido, esperando-se que sirva de base para desenvolvimento de novas pesquisas.
Apresentação do artigo “O turismo e a formação do mercado de cervejeiro na AMESC: Compreensões e aproximações com fenômeno catarinense” no 4º SICT-Sul.

39/2014 A interpretação semiótica no estudo das representações gráficas no Ensino Médio. Identificar as estratégias de interpretação dos objetos matemáticos contidos no bloco Tratamento da Informação, produzidos pelos alunos do Ensino Médio por meio dos registros de representações semióticas. 04/2015 a 11/2015 Iris Weiduschat Marleide Coan Cardoso, Margarete Farias Medeiros, Elizete Maria Possamai Ribeiro Letícia Fontana Paulo A implementação das atividades do projeto permitiu analisar os resultados em termos de aprendizagem ao grupo de aluno envolvidos e bolsistas do projeto.
Apresentação do artigo “A interpretação semiótica no estudo das representações gráficas no Ensino Médio.” no 4º SICT-Sul.

39/2014 A modelagem matemática aplicada ao processo de ensino aprendizagem de conceitos matemáticos na educação básica. Verificar o desempenho no processo de ensino – aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio no através da aplicação de atividades que envolvam a modelagem matemática. 04/2015 a 11/2015 Elizete Maria Possamai Ribeiro Sabrini Micheli da Silva dos Anjos, Marleide Coan Cardoso, Álvaro Maciel, Margarete Farias Medeiros, Lucas Spilere Barchinski, Cristiano Antonio Pochamann, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Iris Weiduschat, Andresa Pescador Sabrini Micheli dos Anjos Concluiu-se que a modelagem Matemática é uma das principais metodologias de ensino, e sua importância no processo de ensino aprendizagem deve-se ao fato de que a mesma viabiliza a realização do processo de interdisciplinas
39/2014 Ensino Médio, técnico ou integrado? Sentidos e significados para a permanência escolar no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Avançado Sombrio do IFC Compreender os sentidos e significados atribuídos pelos alunos e alunas do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Medio no Campus Avançado Sombrio do IFC para seu acesso e permanência no espaço escolar. 04/2015 a 11/2015 Anderson Sartori Ethieny Rossato Kramer, Leila da Silva Machado Na tabulação e analise dos dados foi possível constatar como a preocupação com a produção do conhecimento é dos elementos mais importantes para os alunos e alunas que participaram da pesquisa.
39/2014 A tecnologia Digital como interface da Prática Pedagógica dos Acadêmicos Egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Avançado Sombrio Investigar a incorporação e a compreensão da tecnologia digital, pelos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática e a sua aplicação a posteriori em sala de aula, enquanto professor da Educação Básica. 04/2015 a 11/2015 Margarete Farias Medeiros Evandro Bitencourt Maganin, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Marleide Coan Cardoso, Luan dos Santos Ramos, Patricia Becker Delfino, Valdirene da Rosa Rocho, Gerusa da Rosa Bez de Souza Evandro Bitencourt Magagnin, Lucas dos Santos Ramos Patrícia Becker Delfino A partir dos resultados obtidos conclui0-se que a maioria dos egressos considera bom o seu nível de conhecimento na área de educação Matemática e utiliza de tecnologia digital, evidenciando que durante o curso os alunos aprenderam o suficiente na área de software Matemáticos mostrando-se habituados com estas plataformas.
Apresentação dos artigos “A tecnologia Digital como interface da Prática Pedagógica dos Acadêmicos Egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Avançado Sombrio.” no 4º SICT-Sul. e “A tecnologia digital como interface da prática pedagógica” no VIII MICTI.

39/2014 A prática pedagógica dos acadêmicos no Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões acerca do Estágio Supervisionado. Acompanhar por meio de pesquisa e contribuir para a caminhada desses educadores, na perspectiva de uma formação teórica o mais próximo possível das necessidades práticas pedagógica de sala de aula. 04/2015 a 11/2015 Carla Sofia Dias Brasil Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Valdirene Rocho, Iris Weiduschat, Marleide Coan Cardoso Alissom de Souza Jesuino, Gabriel dos Reis Pereira Letícia Lopes Hespanhol
39/2014 A paisagem como fomento à atividade turística: entre a ocupação do território e o desenvolvimento histórico e regional. Analisar a ocupação territorial e a influencia do turismo neste processo na região de fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 04/2015 a 11/2015 Carolina Braghiroli Stoll Eddy Ervin Eltermann, Ana Paula dos Santos Porto, Gabriela Mariane dos Santos Carmo, Reginaldo Luiz Cipriano, Anselmo Teles Sabino, Moisés Pereira Leal Ana Paula Santos Porto, Abigail Costa Kjillin Os resultados obtidos demostraram inúmeras possibilidades de continuação desta pesquisa, pois a necessidade de delimitar e analisar novas áreas e também maiores parcelas de área e construções desta cidade indicam possibilidades de continuação pelos próximos anos letivos.
39/2014 Análise da Percepção da qualidade do Festival Internacional de Balonismo de Torres/ RS Analisar a percepção da qualidade dos visitantes sobre o “27° Festival Internacional de Balonismo” realizado no município de Torres/RS, no que consiste a organização, infraestrutura e serviços do evento. 04/2015 a 11/2015 Maria Emília Martins da Silva Paula Guadanhim Generoso Igor Cristovão da Rocha, Gilberto da Rosa Gonçalves Nesta edição do projeto obtiveram-se resultados relevantes ara a gestão municipal de Torres (RS), no que tange a organização das próximas edições do evento Festival Internacional de Balonismo.
Apresentação do artigo “Percepção da Qualidade em Eventos: Análise do 27º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) ” no 4º SICT-Sul.
39/2014 Portfólio de Sequência Didáticas da Educação Matemática e suas tendências Elaborar sequências didáticas para séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio envolvendo o campo conceitual dos números e as Tendências em Educação Matemática disponibilizando na forma de portfólio virtual. 04/2015 a 11/2015 Marleide Coan Cardoso Margarete Farias Medeiros, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Valdirene da Rosa Rocho Eduarda Botelho Natália Lumetz
39/2014 Protótipo de uma Mini-Estação Meteorológica de Baixo Custo Completar a construção de uma mini estação meteorológica para o Campus Avançado Sombrio a partir dos trabalhos de conclusão de curso realizados no curso técnico informática integrado ao ensino médio. 04/2015 a 11/2015 Marco Antonio Silveira de Souza Jéferson Mendonça de Limas Natália Baltazar do Nascimento, Vinícius Ferri Pereira Proporcionou um alto conhecimento do software utilizado e o domínio do conteúdo estudado, também proporcionou um experiencia diferente com alunos de terceiros anos, com o qual não avia trabalhado ainda, ou seja, contribuiu muito para meu crescimento profissional e intelectual.
39/2014 As Relações Entre A Herança Do Capital Cultural Familiar E O Êxito Escolar Do Aluno. Analisar a relação entre capital cultural familiar e o desempenho escolar dos alunos do
Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
04/2015 a 11/2015 José Leocádio Cabral Neto
39/2014 A importância da educação ambiental na viabilização do desenvolvimento Territorial sustentável: o papel dos Institutos Federais. Compreender melhor como a educação ambiental vem sendo implementada no Instituto Federal Catarinense –
Campus Avançado Sombrio (IFC-CASOM), a fim de explicar por que a interdisciplinaridade não vem sendo
considerada nesse processo e, a partir disso, buscar implementar ações com vistas a reverter essa situação.
04/2015 a 11/2015 Suzana Maria Pozzer da Silveira Anderson Sartori, Ana Maria de Moraes, Gerusa da Rosa Bez de Souza, Avelina Claudete Rodrigues Claudino, Rose Maria dos Santos