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2016

Mapeamento dos projetos de pesquisa realizados c/ ou sem fomento no Campus Avançado Sombrio em 2016

Nº Edital Título do Projeto Objetivo Período de Vigência Coordenador[a] do Projeto de Pesquisa Servidores Colaboradores Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados
003/2016 A modelagem matemática aplicada ao processo de ensino aprendizagem de conceitos matemáticos na educação básica Verificar se existe melhoria no desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio no através da aplicação da modelagem matemática como metodologia de ensino de conceitos matemáticos. 04/2016 a 11/2016 Elizete Maria Possamai Ribeiro Margarete Farias de Medeiros
Giovani Marcelo Schmidt
Valdirene da Rosa Rocho
Carla Margarete Faria
Beatriz Pereira dos Santos Natália de Araújo Cardoso Uso da metodologia da modelagem matemática para alcançar melhorias na educação;
Contato das bolsistas com a experiência docente;
Apresentação de artigo no SICT-SUL;
Apresentação de artigo no VI EEMOP, VIII EEPEM – Ouro Preto(MG).
003/2016 A paisagem como fomento a atividade turística: entre a ocupação do território e o desenvolvimento histórico regional Analisar ocupação territorial e a influência do turismo em municípios da orla sul catarinense e do norte gaúcho. 04/2016 a 11/2016 Leila Maria Vaques Beltrão Anderson Sartori
Abigail Costa Kjillin
Caroline Braghrolli Stoll
Cristiano Antônio Pochmamm
Eddy Ervin Elterman
Reginaldo Luiz Cipriano
Ana Karollina Espíndula Fabrine Santos Garcia Os resultados obtidos através desta pesquisa contribuem para um melhor entendimento das formas sob as quais a atividade turística apropria-se da paisagem e influencia na organização do espaço urbano

Apresentação dos artigos “A Paisagem como Fomento à Atividade Turística na Ocupação da Orla e Área Central de Torres/Rs: Apontamentos Preliminares ” no IX MICTI.
e “A Atividade Turística como Fator de Mudança ao Longo dos Anos no Município de Torres/Rs” no IV Fórum de Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria
003/2016 A prática pedagógica dos acadêmicos(as) no curso de licenciatura: reflexões acerca do estágio supervisionado etapa II – aprofundamento das categorias levantadas e indicadas e indicação das ações pedagógicas a serem adotadas Acompanhar por meio de pesquisa e contribuir para a caminhada desses educadores, na perspectiva de uma formação teórica o mais próxima possível das necessidades da prática pedagógica de sala de aula. 04/2016 a 11/2016 Carla Sofia Dias Brasil Valdirene Rosa Rocho
Carla Margarete
Alissom de Souza Jesuino Criação, Validação e Aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados;
Análise dos indicadores por meio da análise de conteúdo;
Produção de artigo com base no que foi apurado na pesquisa;
Apresentação dos resultados para a coordenação do curso e demais envolvidos com o PCC do curso.
003/2016 A tecnologia digital como interface da prática pedagógica do curso de licenciatura em matemática. Investigar a incorporação e a compreensão da tecnologia digital, pelos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática e sua aplicação a posterior em sala de aula, enquanto professor de Educação Básica. 04/2016 a 11/2016 Giovani Marcelo Schmidt Elizete Maria Possamai Ribeiro
Gilnei Magnus dos Santos
Carlos Eduardo Antônio Ferreira Alceu Leonel Santos de Oliveira Através deste estudo foi possível criar um canal de diálogo com os egressos e de certa forma incentiva-los a se utilizarem da tecnologia como incremento à experiência profissional.

 

003/2016 Análise bibliométrica aplicada nos artigos científicos de geografia Analisar bibliometricamente os conteúdos de Matemática Fundamental e do Ensino Médio aplicados nos artigos científicos de Geografia. 04/2016 a 11/2016 Carla Margarete Ferreira dos Santos Valdirene da Rosa Rocho
Leila Maria Vasquez Beltrão
Elizete Maria Possamai Ribeiro
Nataniel Dias Lopes A participação no projeto nos possibilitou o desenvolvimento da prática de escrita e leitura científica por meio da aplicação de investigação bibliométrica, ao mesmo tempo também nos proporcionou aplicar o conceito de interdisciplinaridade, tendo o contato com os conteúdos matemáticos visto em aula, nos artigos de Geográfica.
003/2016 As relações entre a herança do capital cultural familiar e o êxito escolar do aluno Analisar a relação entre a herança do capital cultural familiar e o desemprenho escolar dos alunos matriculados em 2016, nas primeira séries dos Cursos Técnicos em Informática e Hospedagem Integrados ao Ensino Médio do IFC – Campus Avançado Sombrio. 04/2016 a 11/2016 José Leocádio Cabral Neto Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein
Vanessa Dias Espíndola
Gerusa da Rosa Dias de Souza
Vanessa Gregorine Menegon Levantamento socioeconômico e cultural dos alunos das primeiras séries, através de formulários;
A partir das respostas dos formulários, foi possível analisar e reconhecer o perfil socioeconômico e cultural dos alunos das primeiras séries do Campus.
003/2016 Educação e imagens: a utilização do áudio visual como recurso didático no Campus Avançado Sombrio Compreender porque e de que forma a linguagem audiovisual vem sendo incorporada, por professores e estudantes, ao fazer pedagógico do Campus Sombrio. 04/2016 a 11/2016 Ulysses Tavares Carneiro Cyntia Nalila Souza Silva Amanda de Vargas de Oliveira A partir dos resultados do projeto foi possível ter maior conhecimento sobre a opinião dos alunos e professores sobre o uso do audiovisual dentro do Campus e suas implicações sobre a prática docente e desempenho estudantil;

Apresentação do artigo “Educação e Imagens: A Utilização do Audiovisual como Recurso Didático no Campus Avançado Sombrio” no 5º SICT-Sul e no IX MICTI

003/2016 Ensino de funções: análise e propostas de atividades na perspectiva de teoria dos registros de representação semiótica A partir da análise nos livros didáticos de matemática referente ao ensino de funções elaborar uma sequencia did[atica para fazer avançar as concepções dos alunos sobre o conceito de funções possibilitando ao aluno trabalhar os diversos registros de representações semióticas, ou seja, para que haja uma evolução qualitativa na forma como os alunos concebem tal noção. 04/2016 a 11/2016 Valdirene da Rosa Rocho Carla Margarete Ferreira dos Santos
Carla Sofia Dias Brasil
Elisiane Cardoso de Andrade Ao executarmos este projeto de pesquisa, segundo relato dos bolsistas o mesmo proporcionou lhes uma contribuição significativa na formação acadêmica, possibilitando adquirir novos conhecimentos sobre esta metodologia do ensino de Matemática.
Apresentação do artigo “Teoria de Representações Semióticas, Propostas de Ensino e Atividades para a Abordagem do Ensino de Funções: Análise de Livros Didáticos” no 5º SICT-Sul.
003/2016 Médio ou técnico: sucesso e permanência escolar no curso técnico em informática integrado ao ensino médio no Campus Avançado Sombrio Compreender os sentidos e significados atribuídos pelos alunos e alunas do curso técnico em informática integrado ao ensino médio no Campus Avançado Sombrio do IFC para sua permanência e sucesso escolar. 04/2016 a 11/2016 Anderson Sartori Ethieny Rossato Kramer
Leila da Silva Machado
Possibilitou a iniciação científica através de bolsas, que contribuíram para o aprimoramento educacional, bem como para auxiliar na permanência do curso. Também incentivou outros alunos a conhecer o projeto e seus resultados e se interessaram a participarem de ações voltadas a pesquisa científica.
003/2016 O conceito de dignidade do ser humano na filosofia de Kant: apontamentos para fundamentação de um projeto de educação em direitos humanos Investigar o conceito de dignidade do ser humano a fim de encontrar os fundamentos filosóficos da noção de ser dotado de direitos fundamentais” tomando como referencial teórico os escritos do filósofo Immanuel Kant, visando um projeto de educação em direitos humanos. 04/2016 a 11/2016 Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein Leticia Rabelo Santos Oportunizou a iniciação científica na atividade de pesquisa ao aluno do ensino médio, contribuindo em sua formação acadêmica, Fomentou a reflexão e o debate acerca de questões fundamentais relativas ao ser humano, sua natureza, suas praticas e relações.

Apresentação do artigo “Algumas Considerações Sobre o Conceito de Dignidade Humana na Filosofia de Kant” no 5º SICT-Sul

003/2016 Representação de incerteza em indicadores de desempenho através da lógica difusa Identificar na literatura científica os métodos e técnicas de aplicação da lógica difusa para o tratamento de incerteza e vaguidade na representação semântica de indicadores de desempenho. 04/2016 a 11/2016 Vanderlei Freitas Junior Yasmin de Matos Nunes A partir das publicações realizadas foi possível discutir a literatura científica disponível acerca de relação da temática de lógica difusa, ontologia e indicadores de desempenho, possibilitando a ampliação do conhecimento acerca dos conceitos e causas envolvidas com estes constructos.
Apresentação do artigo “Lógica Difusa para a Representação de Imprecisão e Vaguidade” no 5º SICT-Sul.