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Projetos Fomento/Bolsa 2018

Mapeamento dos projetos de pesquisa realizados c/ ou sem fomento no Campus Avançado Sombrio em 2018

 

A Liberdade como direito inato na doutrina do direito de Kant: Apontamentos para a Fundamentação de um Projeto de Educação em Direitos Humanos.
Edital: 001/2018 Area: Ciências Humanas Periodo de Vigência: 05/2018 à 11/2018
Coordenador(a) Projeto: Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein
Objetivo: Investigar como é compreendida a liberdade como direito inato na Filosofia do Direito de Immanuel Kant, a fim de explicar a sua estreita relação com o conceito de dignidade do ser humano visando um projeto de educação em direitos humanos.
Servidores Colaboradores Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação
Leonardo Cristovam de Jesus
Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados:

  • A partir dessas considerações, percebe-se que essas legislações específicas não estão em desconformidade com os princípios a priori do direito racional kantiano, justamente porque se mostram como um instrumento para a defesa do direito fundamental, o direito de humanidade, que funda a dignidade humana. O processo de criação dessas leis deve ser medido por uma reflexão ética dos agentes implicados abarcada pelo conceito de equidade, que tenha como finalidade, em última instância, a garantia da inviolabilidade do direito de humanidade. A garantia do direito de humanidade não é um privilégio, já que é o mínimo comum que deve ser garantido a todos. Ao contrário, não garantir esse mínimo é uma violação da dignidade da pessoa e de seu direito inato.
  • Apresentação de trabalho: XI MICTI – Mostra Nacional de Iniciação científica Tecnológica e Interdisciplinar. Anais a serem publicados Acesso aqui e Certificados podem ser obtidos Acessando aqui.

 

A Modelagem Matemática Aplicada
Edital: 001/2018 Area: Matemática Periodo de Vigência: 05/2018 à 11/2018
Coordenador(a) Projeto: Elizete Maria Possamai Ribeiro
Objetivo: Verificar o desempenho no processo de ensino – aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio no através da aplicação de atividades que envolvam a modelagem matemática.
Servidores Colaboradores Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação
Margarete Farias de Medeiros Katrine Borges Schwanck
Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados:

  • Foi realizado uma revisão teórica tanto de matemática quanto de química, precedendo cada aplicação, para facilitar um melhor entendimento das análises do pH. Os alunos alegam também que a aplicação dos logaritmos para solucionar os problemas apresentados, temos que estar hábeis no trato das prioridades dos logaritmos. Por experiências em sala de aula, pode-se afirmar que a maior parte dos alunos que estudam a disciplina de Química sente dificuldade em seu aprendizado devido à deficiência no ensino-aprendizado de matemática, onde ocorre o maior número de reprovações.

 

Análise Bibliométrica: Matemática Aplicada Nos Artigos Científicos De Ciências Biológicas.
Edital: 001/2018 Area: Matemática Periodo de Vigência: 05/2018 à 11/2018
Coordenador(a) Projeto:Carla Margarete Ferreira Dos Santos
Objetivo: Identificar através da análise bibliométrica longitudinal (últimos 10 anos), quais conteúdos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio são aplicados nos artigos científicos publicados em Ciências Biológicas.
Servidores Colaboradores Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação
Valdirene da Rosa Rocho
Gilnei Magnus dos Santos
Eliane Anastácio Floriano
Margarete Farias Medeiros
Laís Machado Matêus Cogorni
Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados:

  • Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar quais conteúdos de Matemática Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio está mais presentes nos artigos científicos de Ciências Biológicas através da pesquisa bibliométrica, bem como o comparativo dos resultados da pesquisa com os anos anteriores. Evidencia-se que determinados conteúdos como Frações, principalmente porcentagem, é extremamente usada em todas as áreas, e, portanto, deve ser um conteúdo bem trabalhado nas escolas. Assim como Unidade de Medidas e Conversão e Sistema Decimal, não são tão aplicados nas áreas analisadas até o momento. Em contraponto o conteúdo de inequação polinomial algébrica apresentou aplicação similar entre as três áreas, isto porque a linguagem algébrica é a mais trabalhada nas escolas para a generalização de conceitos e relações entre as estruturas matemáticas. Assim, através desta pesquisa o docente pode obter indicações de qual área para aplicar melhor determinado conteúdo de matemática, e buscar exemplos, visando uma atividade interdisciplinar.
  • Ao observar a Estatística como conteúdo do ensino médio de grande aplicabilidade, o professor cria a possibilidade de integrar conteúdos matemáticos em outras disciplinas mesmo que indiretamente, interagindo com áreas afins proporcionando condições de cumprimento de toda grade curricular. No que se refere a atividade análise bibliométrica aplicada com os alunos do ensino médio, apreciou-se a técnica, e a autora sentiu-se surpresa com os resultados. Pois os alunos mostraram interesse e curiosidade na atividade realizada.
  • No comparativo entre as três áreas analisadas, destaca-se a potenciação que se apresentou em 68% dos artigos de Geografia, 54% nos artigos de Engenharia, porém em apenas 19% dos artigos de Ciências Biológicas. E o conteúdo de equações do 1º e 2º grau que nos artigos da área de Engenharia apareceram em 66%, Ciências Biológicas 49%, no entanto, estes conteúdos na área de Geografia, aparecem em 14% dos artigos analisados. Diante destes dados, evidencia-se que, com exceção da porcentagem, os conteúdos da matemática têm seu percentual elevado de aplicação, mas depende da área. Assim, conforme a área que o educando atuará, utilizará mais uns conteúdos matemáticos que outros. Porém, a pesquisa nos deixa comprovado a relevâncias que se tem conteúdo de frações, mais especificamente porcentagem.
  • Produção de artigo de conclusão de curso: Análise Bibliométrica: matemática aplicada nos artigos científicos de engenharia, geografia e ciências biológicas. Aluna Laís Machado Matêus Cogorni. Licenciatura em Matemática.

 

Desempenho E Qualidade Na Hotelaria Catarinense: Avaliação Do Setor Hoteleiro Do Extremo Sul Catarinense.
Edital: 001/2018 Area: Turismo Periodo de Vigência: 05/2018 à 11/2018
Coordenador(a) Projeto: Alex Fabiano Wehrle | Coordenador(a) Adjunto(a): Fabrício Cesar Dias
Objetivo: Apresentar modelos de avaliação da qualidade em hotéis, avaliar um formulário proposto e realizar um experimento utilizando a técnica da Teoria de Resposta ao item.
Servidores Colaboradores Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação
Marco Aurélio Nunes Monteiro
Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados:

  • Além do projeto ter dado a oportunidade do acadêmico de testar o método do cliente oculto, o acadêmico coletou informações acerca de um setor importante da economia catarinense, onde se encontra uma região com grande potencial de crescimento do turismo. O Trabalho de conclusão de curso do acadêmico foi baseado na pesquisa, além de incluir mais um hotel da região do estado do Rio Grande do Sul em seu estágio, que foi incluído na pesquisa sem ônus ao projeto de pesquisa. A análise mais completa dos dados, além das ferramentas de coleta se encontram no TCC do referido aluno/bolsista. Coordenador e Bolsista vão formatar os resultados e submeter a uma revista da área do Turismo em breve.
  • Produção de trabalho de conclusão de curso: Avaliação do Setor Hoteleiro: Um estudo de Caso no Extremo Sul Catarinense. Aluno Marco Aurélio Nunes Monteiro. Gestão de Turismo.

 

Institutos Federais, Internacionalização Do Ensino Profissionalizante E Tecnológico E Ensino De Línguas: Potencialidades E Desafios.
Edital: 001/2018 Area: Turismo Periodo de Vigência: 05/2018 à 11/2018
Coordenador(a) Projeto: Matheus Trindade Velasques | Coordenador(a) Adjunto(a): Janie Cristine do Amaral Gonçalves
Objetivo: Fazer um levantamento das ações tomadas no âmbito dos Institutos Federais no Brasil, desde 2009, para promover a prática de idiomas e de intercâmbio cultural a fim de mapear as potencialidades e desafios do processo em seu estado da arte.
Servidores Colaboradores Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação
Gilnei Magnus dos Santos Gabriel Vargas Coelho
Vítor Pluceno Behnck
Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados:

  • Através da análise dos dados obtidos, foi possível perceber que apesar da existência de convênios internacionais, muitos IFs ainda não contam com um programa ou política específica para esses fins. Visando promover a igualdade de acesso às oportunidades, entende-se como necessária, além da adoção de políticas linguísticas institucionais, a revisão curricular do ensino de Língua Estrangeira (LE), a exemplo do que alguns IFs vêm fazendo – como no caso do Instituto Federal Catarinense (IFC) -, de modo que o acesso à aprendizagem de uma LE e seus desdobramentos torna-se democrático. Além do corpo discente, há que se pensar também nas possibilidades de contribuição dos processos de internacionalização para o corpo docente e técnico-administrativo, uma vez que a troca de conhecimento intercultural entre os servidores de diferentes instituições pode somar experiências e relatos visando o aprimoramento e o desenvolvimento institucional. Para abranger essas ações de maneira a contemplar desde a educação básica tecnológica à pós-graduação, é preciso contemplar a adoção de um modelo complementar, que não se restrinja às características do tipo IN e OUT. Para fomentar um processo de internacionalização integral e democrático, é necessário um conjunto de ações multilaterais correlatas para a ampliação das políticas de ensino de línguas e internacionalização, as quais devem ser pensadas levando em conta o papel da pluralidade linguística e os diversos dialetos presentes no país; a proximidade espacial, linguística e cultural com outros países da América Latina; e o ensino de LIBRAS e do português como língua estrangeira, uma vez que a internacionalização se trata de uma construção em parceria de conhecimentos e experiências. Esse conjunto de ações administrativas e pedagógicas podem resultar na consequente integração dos IFs no cenário internacionalizado da produção e capacitação acadêmica internacional.
  • Apresentação de trabalho: XI MICTI – Mostra Nacional de Iniciação científica Tecnológica e Interdisciplinar. Anais a serem publicados Acesso aqui e certificados podem ser obtidos Acessando aqui.
  • Destaque em evento: XI MICTI – Mostra Nacional de Iniciação científica Tecnológica e Interdisciplinar. Certificado pode ser obtido Acessando aqui.
  • Apresentação de trabalho: 7º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul. Para acesso aos anais Acesse aqui, páginas: 648-654.

 

O Processo De Abstração Reflexionante Na Transformação Do Artefato Em Instrumento Durante A Construção Do Conhecimento Geométrico Espacial.
Edital: 001/2018 Area: Educação Periodo de Vigência: 05/2018 à 11/2018
Coordenador(a) Projeto: Margarete Farias Medeiros
Objetivo: O foco de estudo é investigar sobre a incorporação da tecnologia digital de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio (IFC-CAS), fundamentado na teoria da Abstração Reflexionante de Piaget combinada com a teoria da Gênese Instrumental de Rabardel.
Servidores Colaboradores Estudantes do Ensino Médio Estudantes de Graduação
Gilnei Magnus dos Santos
Janie Cristine do Amaral Gonçalves
Raquel Conceição da Silva
Resultados Obtidos e Trabalhos Publicados:

  • Publicação do artigo: Incorporação da Tecnologia Digital à Prática Docente: Compreendendo a Gênese Instrumental de Licenciandos em Matemática, na revista RENOTE. Acesso aqui
  • Apresentação de trabalho: XI MICTI – Mostra Nacional de Iniciação científica Tecnológica e Interdisciplinar. Anais a serem publicados Acessando aqui e certificados podem ser obtidos em Acessando aqui
  • Produção de artigo científico: A gênese instrumental na Formação Inicial de Professores de Matemática: uma revisão sistemática, o qual será submetido em revista.